[ADS] Arquétipo da Semana #3 - Lightsworn

quarta-feira, 6 de agosto de 2014


1. Conceito

"Lightsworn" é um Arquétipo de monstros do Atributo LUZ, e que possuem diversos tipos (Bestas, Bestas Guerreiras, Fadas, Guerreiros, Dragões e Magos). O foco principal é o envio de cartas do Deck para o Graveyard. Com estas cartas no Graveyard, é possível fazer estrondosas combinações, como a Special Summon do poderoso "Judgment Dragon"

A artwork de todos os "Lightsworn" possui um quadrado ao fundo, em que a cor pode variar, e por trás da cabeça, uma espécie de "auréola". "Michael" e "Celestia" (que na minha opinião, parecem marido e mulher, ou no mínimo, líderes do grupo, por apresentarem características semelhantes, e por estarem juntos na carta "Lightsworn Sanctuary") são as exceções, pelo fato de possuírem três.

2. História

Sua história oficial é bastante interessante, e a possui pelo fato de não vir de nenhum dos animes. De acordo com ela, os "Lightsworns" são um grupo de seres que buscavam salvar aqueles pediam ajuda através de orações.

Consumindo energias mágicas, aparecem no plano material para desafiar e derrotar os malfeitores que ameaçam a terra com seu mal. Quando vencem com sucesso, e o mal é extinguido, retornam ao seu plano superior, e não deixam nenhum vestígio.

O fundador do grupo, "Michael, the Arch-Lightsworn", que sempre está acompanhado de "Judgment Dragon", é o responsável pela recruta de novos membros para a equipe, almas vindas de cada uma das eras que eles visitam e batalham.

"Raiden, Hand of Lightsworn" é um dos grandes nomes do grupo, e que já chegou a pertencer às tropas inimigas. No entanto, sob essas ações, encontra-se o seu desejo pela paz, para poder dar um fim total ao conflito.

"Minerva, Lightsworn Maiden" é uma jovem feiticeira aprendiz, que ainda não é expert em magia. Ela sempre está acompanhada de sua coruja branca, e possui asas brancas como a neve (Quem agora não se lembra de Branca de Neve? kkk), provando-se assim que futuramente ela poderá se tornar um anjo da guarda.

As Bestas do Arquétipo são na verdade bichos de estimação. "Rinyan, Lightsworn Rogue" é um bicho de estimação de "Lumina, Lightsworn Summoner". Já "Ryko, Lightsworn Hunter" é um bicho de estimação de "Jain, Lightsworn Paladin".

3. Jogabilidade

Como já foi mencionado, o "Lightsworn" é um Deck que consiste em enviar cartas do Deck para o Graveyard. Porém, no metagame atual é necessário que isso seja feito de uma forma extremamente rápida. E por esse motivo, o Deck não "roda" sozinho. Apresento-lhes um grupo de monstros bastante fundamental para o aumento da velocidade deste Deck!


Pois é! Os "Dragon Rulers" são os reforços mais importantes do "Lightsworn". Simplesmente porque com eles, você terá um bom ataque (falando de forma modesta...), e "Judgment Dragon" na sua mão!

Porém, a pergunta é como. Aqui estou para explicar-lhes!!

Iniciarei falando da carta-chave para o que conhecemos como O.T.K. (One Turn Kill - Morte em Um Turno):



Nível: 4
Tipo: Dragon
Tipo de Monster Card: Efeito
Atributo: Fogo
ATK: 1600
DEF: 1000
Descrição: Se esta carta é enviada ao Graveyard: Bana 1 monstro Dragon-Type Nível 7 ou maior do seu Deck. Se esta carta no Graveyard é banida: Você pode adicionar o monstro banido por este efeito para a sua mão.



Bem, para ativar o "Eclipse", basta apenas que você envie-o para o Graveyard. Seja da mão, do campo, ou do Deck. Ao enviá-lo, você pode banir um Dragão Atributo LUZ do seu Deck. Recomendo-lhes "Lightray Diabolos" ou "Judgment Dragon". Feito isso, basta você Special Summon algum "Dragon Ruler", banindo os "Eclipses" de seu Graveyard. Com isso, ele ativará seu efeito, para que você possa adicionar o "Judgment Dragon" ou "Lightray Diabolos" diretamente para a sua mão!

Porém, vale lembrar: Caso já tenha ativado o efeito do "Eclipse", e enviar o mesmo "Eclipse" que você ativou ao Graveyard de alguma forma, com cartas como "Soul Charge", ao Special Summon e enviando-o novamente, ele não lhe dará 2 ou mais Dragões LUZ que foram banidos por ele para a sua mão, apenas o último. Provavelmente é algo que muitos já sabem, mas que vale a pena ser relembrado.

Basicamente, é esta a estratégia utilizada com os "Rulers". Porém, com eles, não é obrigatório você atacar. Só evite deixa-los em campo até o seu próximo turno, caso exista. Se isto ocorrer, eles retornarão para a sua mão, e para Special Summon os mesmos monstros outra vez, será preciso um grande sacrifício de monstros. Para isso, é uma excelente ideia a Xyz Summon dos mais poderosos e tradicionais Rank 7: "Number 11: Big Eye", só para circunstâncias específicas, e "Mecha Phantom Beast Dracossack", sempre a primeira opção, exceto em momentos em que o "Big Eye" seja necessário. Além destes, "Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis" é uma sugestão apreciável quando você tem 2 "Judgment Dragons" em campo, e precisa de uma certa consistência.

Pelo motivo de termos "Dracossack" no Extra Deck, cito "Tempest" em vez de "Tidal". Afinal, poderemos banir o "Dracossack" para uma provável Special Summon super desesperada (ou não) de "Tempest". Por esse motivo, é melhor prevenir do que remediar.

Com isso, finalizo a parte dos comentários sobre o que conhecemos por "Ls Ruler", uma mesclagem dos "Lightsworns" com os "Dragon Rulers", com a finalidade de acelerar a Special Summon de "Judgment Dragon" ou de Xyz Monsters.

Agora, falarei brevemente sobre os outros integrantes do Arquétipo, e essenciais para o andamento do Deck.


Na própria imagem já apareceram. Estes 3 monstros são na minha opinião os melhores e mais importantes do Deck.



Nível: 4
Tipo: Warrior
Tipo de Monster Card: Efeito/Tuner
Atributo: Luz
ATK: 1700
DEF: 1000
Descrição: Durante sua Main Phase: Você pode enviar 2 cartas do topo do seu Deck para o Graveyard, e então, se qualquer monstro "Lightsworn" for enviado ao Graveyard por este efeito, esta carta ganha 200 ATK até o fim do próximo turno do seu oponente. Você só pode usar este efeito de "Raiden, Hand of the Lightsworn" uma vez por turno. Durante sua End Phase: Envie 2 cartas do topo do seu Deck ao Graveyard.

"Raiden", é o melhor dos Tuners do "Lightsworn". Com ele, você pode enviar 2 cartas do topo do Deck ao Graveyard, isso, fora da End Phase, o que pode mudar o jogo totalmente. "Lumina", na maioria das vezes, tem o objetivo de trazer "Raiden" de volta para o campo, para que, caso necessário, ele ative seu efeito, para completar os "Lightsworns" que faltam para a Special Summon de "Judgment Dragon", ou de monstros LUZ, para "Lightray Diabolos". Com estes dois em campo, há apenas (sim, apenas, mas já suficientes) dois monstros diferentes para Synchro Summon: "Black Rose Dragon" ou "Michael, the Arch-Lightsworn". Com o primeiro, você pode destruir tudo. Com o segundo, você pode banir 1 carta do campo (incluindo ele próprio, e que provavelmente você não irá banir), ao custo de 1000 Life Points, claro. Esses são os Synchros mais utilizados durante o Duelo, já que são os mais fáceis de serem feitos.



Nível: 7
Tipo: Dragon
Tipo de Monster Card: Efeito/Synchro
Atributo: Luz
ATK: 2600
DEF: 2000
Descrição: 1 Tuner + 1 ou mais monstros LUZ não Tuners
Uma vez por turno: Você pode pagar 1000 Life Points, então selecione 1 carta no campo; bana a selecionada. Quando esta carta é destruída: Você pode selecionar qualquer número de monstros "Lightsworn" no seu Graveyard; embaralhe os selecionados no Deck, e se o fizer, você ganha 300 Life Points para cada carta retornada. Durante cada uma de suas End Phases: Envie 3 cartas do topo do seu Deck ao Graveyard.

"Michael" também pode ser sua salvação. Afinal, quando é destruído (isso inclui pelo efeito de "Bottomless Trap Hole"), você pode selecionar qualquer número de "Lightsworns" do seu Graveyard, e então, ganhar 300 Life Points para cada um! Isso pode fazer com que você tenha os 1000 Life Points necessários para a ativação do efeito de "Judgment Dragon". Além do que, você precisa apenas de 4 "Lightsworns" com nomes diferentes para a Special Summon de "Judgment". Caso precise de "Diabolos", 5 LUZ com nomes diferentes, e isso inclui cartas que certamente você usa como Staple, como "Honest".



Nível: 3
Tipo: Spellcaster
Tipo de Monster Card: Efeito/Tuner
Atributo: Luz
ATK: 800
DEF: 200
Descrição: Quando esta carta é Normal Summoned: Você pode adicionar 1 monstro Dragon-Type LUZ do seu Deck para a sua mão, cujo Nível é menor ou igual ao número de monstros "Lightsworn" com nomes diferentes em seu Graveyard. Se esta carta é enviada da mão ou do Deck ao Graveyard: Envie a carta do topo do seu Deck para o Graveyard. Durante cada uma de suas End Phases: Envie 2 cartas do topo do seu Deck ao Graveyard.

A pequena anjinha "Minerva", também é fundamental para o Deck. Ao ser enviada do Deck para o Graveyard, ou descartada da mão para ele, ativa um de seus efeitos, que é enviar 1 carta do topo do Deck ao Graveyard.

É uma boa, pois pode ser sua defesa: ao enviar um "Necro Gardna", ou um último monstro "Lightsworn" necessário para a Special Summon de "Judgment Dragon", ou até mesmo um "Eclipse Wyvern", para ativar e banir um "Judgment" ou "Diabolos". Já o seu outro efeito, é praticamente inútil, mas que, dependendo do Deck, pode chegar a ser útil.

"Quando esta carta é Normal Summoned: Você pode adicionar 1 monstro Dragon-Type LUZ do seu Deck para a sua mão, cujo Nível é menor ou igual ao número de monstros "Lightsworn" com nomes diferentes em seu Graveyard."

Ao lermos, podemos notar que para trazer "Diabolos", precisamos de 7 "Lightsworns" com nomes diferentes, e 8 caso precisemos de "Judgment". E isso é muito difícil. Afinal, não temos 8 "Lightsworns" diferentes que sejam bons. Sem falar que a essa altura, os "Judgment Dragons" já devem ter sido usados, e o Deck, praticamente escasso. Porém, também pode trazer "Eclipse Wyvern", o que talvez possa servir como ajuda.

Caso desejem fazer Synchro Summon Nível 6 com ela, sugiro o recém liberado "Goyo Guardian", "HTS Psyhemuth" e "Armades, Keeper of Boundaries". E obviamente, seria a mesma estratégia que "Lumina" faz com "Raiden": descartar 1 carta da mão (que pode ser a própria "Minerva"), e trazer "Minerva" do Graveyard (e assim o seu efeito ainda seria ativado, pois ela foi descartada, permanecendo lá ou não.


Finalizando a parte da jogabilidade que inclui os monstros, citarei os "Lightsworns" que são ótimos para dar uma certa "consistência": "Jain", "Lyla", "Ryko", "Wulf", "Garoth" e "Ehren". Dentre todos estes, considero "Jain" o menos utilizável, pelo fato de não possuir nenhum efeito importante, além de seu ATK, que é facilmente alcançado por "Wulf", ou aproximado por "Raiden". Para destruição, "Llya" (prioridade) e "Ryko" (talvez opcional), são ótimas pedidas. "Ryko", é um monstro que só recomendo 1 cópia, apenas para deixar mais um bom "Lightsworn" com nome diferente, pois é muito raro eu usa-lo de fato.

"Ehren", antes, nem era tão útil... Agora, é extremamente fundamental no Deck. Motivo? Simplesmente, o fato de que no próximo formato, os "Shaddolls" estarão dominando, e ao utiliza-la, os efeitos Flips nem ativados serão. É útil tanto contra Flips, como qualquer outro Deck, pela sua habilidade de derrotar qualquer monstro em DEF, antes da damage calculation.

"Garoth" poderá te dar Draws, enquanto "Wulf" pode impedir que seu campo fique vazio, sem falar que ele tem um excelente ataque. Em poucos dias, teremos mais uma "Lightsworn". "Felis, Lightsworn Archer", que tem um efeito similar ao de "Wulf". Com isso, agora existem controvérsias entre seu uso e o de "Wulf". Apesar dela ser uma de minhas "Lightsworns" preferidas, acho que "Wulf" teoricamente se sobressai por um simples motivo: se for enviado ao Graveyard por efeitos de cartas, ele é Special Summoned, enquanto "Felis", apenas por efeitos de monstros. Caso não houvesse essa distinção, as cartas seriam praticamente iguais. O segundo efeito dela é bom, mas este porém prejudica o andamento do Deck. E também, "Wulf" não possui nenhum grande efeito, e "Felis" possui um, e muito bom. Por isso, existem muitas controvérsias.


Agora, falarei rapidamente sobre as Spell e Trap Cards recomendadas.


Tipo: Normal Spell Card
Descrição: Descarte 1 monstro "Lightsworn": compre 2 cartas, então envie 2 cartas do topo do seu Deck ao Graveyard.










"Recharge" é excelente, pois você pode descartar "Minerva" ou "Raiden", e ainda conseguir Draw! Claro, "Brigade" é muito mais superior (e por isso está limitada), mas não deixa de ser excelente. Além destas duas, recomendo "Foolish Burial", que pode mandar uma carta muito importante do Deck ao Graveyard, sendo geralmente "Eclipse Wyvern" como a prioridade. "Soul Charge", que pode te salvar de inúmeras enrascadas, "Breakthrough Skill", excelente anuladora de efeitos, e também, "Needlebug Nest", que é um "Kuribandit" Trap (ambos importantes no Deck).

4. Fraquezas

Uma parte de certa forma "fácil", e que teoricamente, todos conhecem. Qual o ponto fraco do Deck? O seu próprio ponto forte: Graveyard. O Deck é extremamente dependente do Graveyard, pois se as cartas não forem para lá, nada de "Rulers", nada de "Judgment", "Diabolos" ou qualquer coisa do tipo. Banir os monstros destes Graveyards, ao encarar um Deck "Lightsworn" é algo muito fácil. Basta ativar "Macro Cosmos" ou "Dimensional Fissure". Para evitar cartas como estas, recomendo-lhes "Mystical Space Typhoon", que ajuda e muito nessas tensas horas. Além disso, "Light-Imprisoning Mirror" pode travar todo o Deck. Para ela, também, "Mystical Space Typhoon" é a melhor solução.

Prever o Side contra Lightsworn é algo muito, muito fácil. O difícil é o Side a favor. Porém, não é o fim do mundo. Cartas como "Soul Release" podem e muito ajudar o "Lightsworn" a combater Decks dependentes do Graveyard, assim como ele. "Shadow-Imprisoning Mirror", ajudam contra os Darks, como "Dark World", o futuro "Shaddoll", entre outros. "Debunk" também é uma ótima pedida, já que pode preveni-lo de Decks poderosos como "Bujin" e "Mermail". "Nobleman of Crossout" também é muito boa, agora que "Yang Zing" e "Shaddoll" estão chegando ao TCG. "Stygian Dirge" também recomendo, apesar de ser contínua, pois pode quebrar diversos Decks que dependam dos Xyz/Synchro. E claro, "Mystical Space Typhoon", que já havia sugerido antes, e que, sem ele, o Deck não é nada.

Finalizando... Uma carta que pode salvar o "Lightsworn" de tremendas enrascadas: Trata-se da protetora dos OTK's!

Tipo: Continuous Trap Card
Descrição: Negue todos os outros efeitos de Trap Cards no campo.











Esta carta armadilha é super útil para os malditos H.A.T., e qualquer outro, já que os "Trap Holes" estão à solta, e que podem prejudicar (e muito) os "Lightsworns". Pelo fato de que este Deck tem poucas Trap Cards, este é mais um motivo para você usá-la. Porém, ela pode ir para o Graveyard com facilidade... Mas, mesmo assim, pode dar uma boa atrapalhada nos outros Decks. E, de qualquer forma, pode chegar a ser rastreada por "Kuribandit", um dos principais Staples do Deck, na minha opinião.

5. Deck List

5.1. Lightsworn Ruler

Criador: Charles Araujo

Main Deck (40):

Monster Cards (27):

3x Judgment Dragon
3x Kuribandit
3x Lumina, Lightsworn Summoner
3x Necro Gardna
2x Eclipse Wyvern
2x Raiden, Hand of the Lightsworn
2x Lyla, Lightsworn Sorceress
1x Blaster, Dragon Ruler of Infernos
1x Lightray Diabolos
1x Tempest, Dragon Ruler of Storms
1x Garoth, Lightsworn Warrior
1x Ehren, Lightsworn Monk
1x Honest
1x Wulf, Lightsworn Beast
1x Minerva, Lightsworn Maiden
1x Ryko, Lightsworn Hunter

Spell Cards (8):

3x Solar Recharge
3x Soul Charge
1x Foolish Burial
1x Charge of the Light Brigade

Trap Cards (5):

3x Breakthrough Skill
2x Needlebug Nest

Extra Deck (15):

2x Michael, the Arch-Lightsworn
1x Stardust Dragon
1x Black Rose Dragon
1x Goyo Guardian
1x HTS Psyhemuth
1x Armades, Keeper of Boundaries
1x Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis
2x Mecha Phantom Beast Dracossack
1x Number 11: Big Eye
1x Number 103: Ragnazero
1x Number 101: Silent Honor ARK
1x Abyss Dweller
1x Mechquipped Angineer (ou Wind-Up Zenmaines)

Side Deck (15):

Spell Cards (8):

3x Soul Release
3x Mystical Space Typhoon2x Nobleman of Crossout

Trap Cards (7):

3x Debunk
2x Stygian Dirge
2x Shadow-Imprisoning Mirror

É a mais rápida, e a que contém os métodos citados no post. Basicamente, sua estratégia se consiste em fazer a Special Summon de "Judgment Dragon", através de "Eclipse Wyvern" e os "Dragon Rulers". Inspirada e baseada nas Deck Lists que adquirem Tops nos torneios oficiais da Konami, é uma Build bastante jogável e que pode ser tomada como uma boa base.

5.2. Lightsworn Pure - Special Summon

Criador: Bruno Matos

Main Deck (40):

Monster Cards (24):

3x Judgment Dragon
3x Lyla, Lightsworn Sorceress
3x Lumina, Lightsworn Summoner
3x Ryko, Lightsworn Hunter
2x Garoth, Lightsworn Warrior
2x Jain, Lightsworn Paladin
2x Raiden, Hand of Lightsworn
2x Card Trooper
1x Gorz the Emissary of Darkness
1x Wulf, Lightsworn Beast
1x Ehren, Lightsworn Monk
1x Minerva, Lightsworn Maiden

Spell Cards (8):

3x Solar Recharge
2x Reasoning
1x Dark Hole
1x Charge of the Light Brigade
1x Book of Moon

Trap Cards (8):

3x Needlebug Nest
3x Vanquishing Light
2x Breakthrough Skill

Extra Deck (15):

2x Michael, the Arch-Lightsworn
1x Mist Wurm
1x Angel of Zera
1x Black Rose Dragon
1x Goyo Guardian
1x Number 103: Ragnazero
1x Number 101: Silent Honor ARK
1x Diamond Dire Wolf
1x Starliege Paladynamo
1x Evilswarm Exction Knight
1x Lavalval Chain
1x Abyss Dweller
1x Gagaga Cowboy
1x Mechquipped Angineer

Side Deck (15):

Spell Cards (8):

3x Soul Release
3x Mystical Space Typhoon
2x Nobleman of Crossout

Trap Cards (7):

3x Royal Decree
2x Debunk
2x Shadow-Imprisoning Mirror

Desta vez, trata-se de um Deck do Arquétipo no modo "puro", sem um outro Arquétipo mesclado. A ideia é fazer a Special Summon de "Judgment Dragon" de uma forma rápida, também. Porém, a estratégia é bastante mudada, e as cartas que enviam monstros ao Graveyard são diferentes. É uma Build que testei, assim como as outras duas, e que também vale a pena, caso queira fazer um Deck puro.

5.3. Lightsworn Pure - Realm of Light

Criador: Charles Araujo

Main Deck (40):

Monster Cards (27):

3x Judgment Dragon
3x Lightray Diabolos
3x Raiden, Hand of Lightsworn
3x Lumina, Lightsworn Summoner
2x Lyla, Lightsworn Sorceress
2x Kuribandit
2x Necro Gardna
2x Card Trooper
1x Garoth, Lightsworn Warrior
1x Wulf, Lightsworn Beast
1x Ehren, Lightsworn Monk
1x Minerva, Lightsworn Maiden
1x Jain, Lightsworn Paladin
1x Honest
1x Shire, Lightsworn Spirit

Spell Cards (11):

3x Solar Recharge
3x Lightsworn Sabre
2x Lightsworn Sanctuary
2x Realm of Light
1x Charge of the Light Brigade

Trap Cards (2):

2x Breakthrough Skill

Extra Deck (15):

2x Michael, the Arch-Lightsworn
1x Stardust Dragon
1x Black Rose Dragon
1x Goyo Guardian
1x HTS Psyhemuth
1x Armades, Keeper of Boundaries
1x Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis
1x Mecha Phantom Beast Dracossack
1x Number 11: Big Eye
1x Number 103: Ragnazero
1x Number 101: Silent Honor ARK
1x Abyss Dweller
1x Mechquipped Angineer
1x Wind-Up Zenmaines

Side Deck (15):

Spell Cards (8):

3x Soul Release
3x Mystical Space Typhoon
2x Nobleman of Crossout

Trap Cards (7):

3x Royal Decree
2x Debunk
2x Shadow-Imprisoning Mirror

A última Build pode ser levada apenas como uma For Fun (para diversão), mas que pode também ter uma boa jogabilidade. Ela é inspirada no "Realm of Light Structure Deck", que foi lançado no dia 27 de Junho. Porém, nem todas as cartas presentes, obviamente, estão no Deck, mas ele usa "Lightsworn Sanctuary" e o campo "Realm of Light". A estratégia deste Deck, que considero muito divertida, é aumentar o poder de ATK dos "Lightsworns" com uma grande facilidade, com o auxílio do campo e da Equip "Lightsworn Sabre". "Sanctuary" dá proteção, e também pode ajudar, caso você precise Special Summon "Judgment Dragon". 3 de "Diabolos" e "Judgment" são para aumentar a probabilidade de algum deles vir para a mão, já que o Deck não possui nenhuma carta que os tragam de volta do Graveyard para a mão. É um Deck que também vale a pena ser testado!

6. Conclusão

Finalizando a postagem, posso falar que o "Lightsworn" é um Arquétipo de monstros que tem um poder muito destrutivo, quando bem montado e "programado" para ser rápido. Mesmo sua deficiência sendo fácil de se combater, deve-se levar em conta que todos os Decks possuem um ponto fraco. Por este motivo, há o Side Deck, que irá prepara-lo para as possíveis batalhas que poderão ser travadas.

Minha expectativa é que o Arquétipo fique entre os dominantes por mais algum tempo, e que posteriormente, será "substituído" pela nova geração. Mesmo assim, vale a pena conferir e jogar!

...

Por agora é apenas isto, pessoal. Espero que tenham gostado, dêem seus comentários! Abraços, e até a próxima!