"Cacique Kazuki liderar tribo vai!"

domingo, 19 de outubro de 2014

Kazuki Takahashi à esquerda; "Daibakaze the Malevolent Hermit Yokai" e "Kannahawk the Tamed Sacred Spirit Beast", à direita. © 1996, Kazuki Takahashi.
Sou péssimo, terrível, um desastre em apresentações. Sim, sou o novo criador de conteúdo, crítico, chato (ou seja lá como queiram chamar) desse blog. Sou Heitor Cavali, jogo há 10 anos, possuo deck de Burning Abyss, ADORO bife de fígado e não recuso um suco de caju, mas acho que esse não é o local apropriado e nem o momento conveniente para isso...

Vamos ao que interessa! 

Na realidade, vim debater hoje, como o nome da matéria sugere, esse booster que veio para alegrar nosso OCG (e em breve, sem data definida ainda, o TCG também). O Booster Special do Tribe Force, diferentemente do antecessor (Raising Masters), vem para introduzir 3 temas COMPLETAMENTE novos e exclusivos, com potencial gigantesco para mudar o meta nipônico. Apesar de, à princípio, parecer o título de uma nova saga dos Power Rangers estreando na Disney Channel (sdds Fox Kids), estamos falando na verdade de criaturas que aparentemente têm suas raízes em folclores, mitos, lendas, e coisas que nunca vimos ou ouvimos, a não ser em trabalhos de pesquisa de Ctrl-C e Ctrl-V do Wikipédia (admita, você sempre fez isso).

O primeiro tema do booster, Spirit Beast, é constituído por verdadeiras divas (lê-se "waifu", para os jogadores de plantão). Dotadas de um tipo com poucos suportes interessantes para o competitivo (Psychic), podem dar um trabalho enorme em campo, justamente pelo fato de poderem ser chamadas através de FUSÃO DE CONTATO (sim, pasmem, não eram só os alienígenas bizarros que podiam fazê-la) por remover as criaturas em campo. À grosso modo, são nada mais que monstros inspirados em Gustos (aquele tema que você já deve ter provavelmente esquecido e ficou no Duel Terminal, a máquina que não trouxe lucros). 

Além desses monstros selvagens, temos também os Yokais!

Essas crituras com nomes difíceis de serem decorados, foram baseadas e homenageiam os Mist Valleys. Representam elementos da cultura japonesa e, em sua maioria, monstros de nível 4 que possuem poderes relacionados ao vento (preciso mencionar o uso abusivo da pequena Chidori?). Jogabilidade simples: spamma vários, bate e volta. Quando achávamos que Spirits seriam únicos nessa empreitada e estariam ganhando um certo brilho por isso, eis que surge esse novo tema para lhe dar motivos de devolve-los para a gaveta ou passá-los por aquele precinho Solo...digo, camarada pelo face.

Por último, mas não menos importante, temos os Necloths!

História pela versão da Konami: eles são um clã que recebem o poder de lendários monstros em armaduras através de um espelho mágico. Esse poder lhes permite controlar os poderes dos Dragões da Barreira de Gelo (...)

História verdadeira, baseada em fatos reais: depois do fiasco e falta de dinheiro recebido pela engenhoca da Konami, nomeada Duel Terminal, Kazuki Takahashi estava desolado. Pior que ele, estavam as criaturas Gishki. Procuraram abrigo com suas poucas cartas em determinados metas, mas nunca conseguiam se juntar a nenhum outro deck!

Até que um dia, resolveram procurar novos horizontes em uma terra chamada Brasil, a terra da Dilma, da Ivete, da Lulu Genro, Claudia Leite, Astro, PRRJ, e outras atrações. Após terem descoberto lá a existência de um ritual feito por uma galerinha da pesada, chamado Anime Friends. E assim resolveram criar suas próprias fantasias e estrelar, com seus novos cosplays de dragonzords banidos, como sambar no jogo competitivo e na cara dos cospobres, cosmendigos, cosbolsafamília, entre outros.

A jogabilidade desse auto-plágio Konamiano é simples, e lembra muito a dos antigos Gishkis. Os principais monstros são rituais, com efeitos tanto no campo quanto por descartá-los. A principal atração fica pelo Trishula. Ele possui basicamente o MESMO EFEITO do Trishula synchro, o banido e injustiçado, quando invocado em campo. Exagero dizer que esse deck irá subir? Não é o que os torneios locais japoneses dessa semana dizem.

Shaddolls e Qliphorts que se segurem, pois dessa vez o meta será abalado pelas purpurinas de nossos novos cavaleiros de Atena.

"The Necloth of Trishula" à esquerda e "Seiya Pégaso", à direita. © Namco Bandai e Konami Corporation.