[ADM] Harpie: O que são, e em que se baseiam?

quarta-feira, 4 de junho de 2014


Conheçam um pouco sobre as "Harpie Ladies"!
Breve Nota:

Confiram a seguir, a lista completa de membros do "Harpie", além da lista de cartas vinculadas a ele:

Harpie - Membros


Harpie - Cartas Vinculadas

Hysteric Party

1. Conceito

O "Harpie" trata-se de um Arquétipo de monstros pertencentes a dois tipos: Besta Alada e Dragão. Os monstros de Tipo-Besta Alada apresentam uma fisionomia semelhante: Monstros femininos, sensuais e belos, com o corpo de aparência humana, orelhas pontudas, pés e mãos de pássaros (com garras enormes e afiadas) e um par de asas, sendo uma em cada braço. Esses monstros foram denominados como Harpias, semelhante à ave de rapina existente na natureza. Constituem o único Arquétipo do Atributo VENTO que está no Metagame atual.

O Deck deste Arquétipo possui seu foco voltado para as Xyz Summons de monstros de Rank 4 e 7. Além disso, também é voltado para a destruição das Spells e Traps do campo do oponente, graças ao "Harpies' Hunting Ground". Basta invocar uma "Harpie Lady" no campo, para automaticamente (não é opcional) uma Spell ou Trap do campo ser destruída. Porém, não vou adentrar muito nisso. Essa questão será adentrada mais adiante.

A capacidade (e facilidade) de Xyz Summons é arrebatadora. Com exceção da inútil (porém linda e adorável) "Harpie Girl", todos os monstros Harpie são de Nível 4. Claro que "Pet Dragon" possui Nível 7, mas estava me referindo às Bestas Aladas, e não temos dúvidas de que "Pet Baby" é de Nível 4 também. Com isso, é facílimo fazer Xyz Monsters de Rank 4. O Rank 7 é exclusivo para "Channeler" e "Pet Dragon", e também é um combo arrebatador (e teoricamente, o mais poderoso) das Harpies.

2. História

Além das Harpias, existem três dragões no arquétipo, que no anime foram chamados de "Mascotes". Cada um constitui uma evolução do outro. "Harpie's Pet Baby Dragon" é a versão bebê do "Harpie's Pet Dragon", o original, e o único lançado no anime. "Harpie's Pet Phantasmal Dragon" corresponde a versão "velha" do "Pet Dragon". Na verdade, ele é "Pet Dragon" morto, ou seja, "Phantasmal" trata-se na realidade, do espírito do "Pet Dragon".

Cada um destes dragões é controlado por uma Harpia, e cada uma corresponde ao perfil de seu animal. "Harpie Girl", a mais jovem das Harpies, é dona do "Harpie's Pet Baby Dragon", e ela aparece na própria artwork de "Pet Baby". A original "Harpie Lady" é dona de "Harpie's Pet Dragon", apesar de não aparecer na artwork da carta. O que digo pode ser provado por esta imagem ao lado. Esta cena é retratada no Episódio 29 de "Yu-Gi-Oh! Duel Monsters", durante o duelo de Mai Kujaku e Yugi Muto. Você pode baixar os episódios da saga clássica clicando aqui. Nesta cena, "Harpie Lady" está equipada com o "Cyber Shield", uma famosa jogada de Mai Valentine. Por último, "Harpie Channeler" é a dona de "Harpie's Pet Phantasmal Dragon", obviamente.

O perfil destas Harpias é muito coerente com seus dragões: "Harpie Girl" é tão bebê quando "Pet Baby"; "Harpie Lady" é a versão original e pioneira das Harpies, assim como "Pet Dragon", que é a versão original e pioneira dos "Dragões Mascotes"; "Harpie Channeler" tem "Channeler" em seu nome (não diga... !). Na nossa língua, significa "Canalizadora", aquele que mexe com canalizações, e só. Porém, em outras línguas, possui um significado muito mais abrangente. Em sua grande maioria, como um médium, exorcista, mago... Então, basicamente, pude concluir que é alguém que mexe com espíritos. Levando isso para o Harpie, faz todo o sentido, afinal, seu dragão é um fantasma, e em japonês, uma miragem ("Harpie's Pet Mirage Dragon" no OCG). Além de tudo, levemos em conta o fato de "Phantasmal" ser idêntico ao "Pet Dragon".

O fato de "Channeler" ser uma feiticeira, e que isso é totalmente ligado ao "Phantasmal" é bem óbvio de se perceber, pois isso é mostrado na artwork do "Hysteric Sign". Ao que se pode ver, "Channeler" usa algum tipo de "magia", que seria um "sinal" para trazer o "Pet Dragon" de volta à vida (renascer, ou até mesmo convocar, como algum tipo de chamado), sendo este o "Phantasmal". O círculo atrás do "Phantasmal" é bastante similar ao "Harpie Lady Phoenix Formation", que seria o círculo que representasse as Harpies, semelhante ao "Spellcaster's Circle".

No anime "Yu-Gi-Oh! Duel Monsters", as "Harpies" apareceram sob o comando de uma das personagens mais clássicas da trama. Trata-se de Mai Kujaku (Mai Valentine na versão ocidental, como aqui é popularmente conhecida). Uma mulher de 24 anos, que sonha em ser uma grande campeã. Duelista experiente, gosta de derrotar os mais fracos para chegar ao topo com mais facilidade. Seu Deck inicialmente é apenas "Harpie", mas também chega a usar o Arquétipo "Amazoness" na série.



3. Jogabilidade

"O nome desta carta sempre é tratado como "Harpie Lady"". 

Este é um efeito visto em algumas Harpie Cards. "Cyber Harpie Lady""Harpie Lady 1""Harpie Lady 2" e "Harpie Lady 3" são os monstros que possuem este tipo de efeito. Para aqueles que não o conhecem, "Condition Effect" é aquele tipo de efeito que nunca pode ser negado. Cartas como "Andro Sphinx" e "A Legendary Ocean" possuem efeitos do mesmo tipo (futuramente farei uma postagem sobre os tipos de efeito).

Por causa disso, este efeito prejudica a quantidade destas cartas em seu Deck. Com ou sem "Fiendish Chain""Effect Veiler" ou "Breakthrough Skill"este efeito não é negado, pois, diferentemente de outras como "Harpie Dancer", este efeito ocorre sempre e em qualquer lugar. Devido a isso, você só pode colocar 3 cópias destas 4 cartas em seu Deck, pois, por conta deste efeito, ambas são consideradas a mesma carta.

Devido a sua grande facilidade no O.T.K. (One Turn Kill = Tirar todos os Life Points do oponente num único turno), "Harpie Lady 1", na minha opinião, é a mais recomendada a se ter três cópias em seu Deck. Porém, "Cyber Harpie Lady" não deixou de ser usada, devido ao seu ótimo ATK, e que também pode ser utilizada. Porém, não a recomendo, por um único motivo: ela não possui nenhum efeito além do Condition, e não fortalece nenhuma de suas companheiras. Sem falar que é para qualquer monstro VENTO, incluindo outros que você tiver, como "Lightning Chidori" e "Mecha Phantom Beast Dracossack".

"Harpie Lady 2" possui um efeito bastante inútil. Não é sempre que você encara Flip Monsters, e por isso, ela pode acabar sendo um peso em seu Deck, e como só podemos conter 3 cópias de todas elas, acaba sendo deixada de lado. "Harpie Lady 3" tem um efeito mais considerável (ou não), pois, ao ser destruída, bloqueia 2 turnos de ataques de um monstro do oponente. Porém, agora temos os Xyz Monsters, como "Lightning Chidori", "Ice Beast Zerofyne" e "Number 101: Silent Honor ARK", que podem facilmente derrotar os monstros do oponente... Então, esta carta também se torna inútil. Além de que, perder uma Harpie só para ela ser destruída e impedir que o monstro ataque por dois turnos, tendo "Dark Hole" ainda válida (Atualmente limitada no TCG)... É algo muito ingênuo.

4. Fraquezas

Agora, falemos de um dos combos mais utilizados e importantes para o progresso do Harpie: a destruição das Spells e Traps do oponente. O "Harpies' Hunting Ground" só funciona quando são Normal ou Special Summoned "Harpie Lady" ou "Harpie Lady Sisters". Devido a isso, caso alguma carta como "Skill Drain" estiver em jogo, ele não é ativado. Se isso acontecer, sua derrota está extremamente próxima, e você só poderá vencer se conseguir alguma carta como "Mystical Space Typhoon".

A pergunta é: porque?



Simplesmente por isso: Sem seus efeitos, nada poderá ser feito, a não ser buscar segurar e aguardar a carta salvadora. Com "Skill Drain" em jogo, todos os seus efeitos estarão negados no campo, e por isso, Xyz Monsters se tornariam inválidos e inúteis. "Harpie Channeler", "Harpie Dancer", "Harpie Queen"... Todas ficam inutilizáveis, exceto, as que possuem o "Condition Effect": As "Harpie Ladies"!!

Não é apenas "Mystical Space Typhoon" que poderá salva-lo de uma "Skill Drain". "Harpie Lady 1", "2", "3" ou "Cyber", caso Normal ou Special Summoned, ativarão o efeito do "Hunting Ground", pois obrigatoriamente são consideradas "Harpie Lady". Este é o lado bom dos Condition Effects, que podem salva-lo de uma situação horrenda como esta (se não for tarde demais...).

A única solução para casos como este é a "Harpie Lady". Afinal, nem mesmo uma "Hysteric Party" poderia salva-lo dessa. Mesmo que você traga as Harpies de volta (no Graveyard elas possuem o efeito, mas não quando chegam ao campo), de nada adiantará, a não ser que dentre as Harpies que estejam regressando, exista uma "Harpie Lady 1", ou qualquer outra que possua este "Condition Effect".

5. Deck Lists

5.1. Harpie Xyz

5.2. Harpie's Valley

5.3. Harpie Draw